segunda-feira, 7 de maio de 2012

Guia De Trabalhos!!

Bom, Caçadoras, estamos entrando numa fase em que os trabalhos entram assim como o ar entra nos nossos pulmões - e como! Estamos sentindo na pele essa afirmação, inclusive o pessoal do Salê, um beijo para vocês.
Mas se formos parar para pensar... Todos esses trabalhos valem nota, é a nota só é ganha quando o trabalho é bem-feito, certo? Pensando nisso, eu quis postar aqui no Blog algumas dicas pro seu trabalho ficar 10, e a nota ficar parcialmente garantida. Mãos à obra!!

Para cartazes:

  1. Eu acho que a cor da cartolina interfere MUITO no resultado final. Bom, eu particularmente não gosto das cores disponíveis para cartolina, acho que elas são meio mortas e para pintar é bem mais difícil para alcançar o tom do lápis, sabe? Eu gosto de usar cartolinas brancas, acho que o trabalho passa mais uma impressão de capricho. Mas claro que tem gente que consegue fazer o trabalho ficar lindo na cartolina colorida, mas eu NÃO sou uma dessas pessoas. LOL!
  2. Acho que a pior parte de fazer um cartaz grande é colorir. Por isso que eu acho que um segredo muito bom é usar... Aquarela!! Gente, não tem coisa melhor para pintar cartaz. Com o tempo você vai ganhando prática! Vendem caixas com 12 até as com 48 lápis para essa finalidade. Muito simples e rápido de usar, e fica lindo!!! Aprovo e recomendo.
  3. Na hora de colar imagens no cartaz, prefira a cola bastão. Passe uma quantidade bem generosa na imagem, para ela não descolar nas pontas. É porque quando você passa a cola líquida e põe a figura na cartolina ela fica toda cheia de imperfeições, com partes coladas e outras mais para cima, sabe? Mas quem não gostar mesmo de cola bastão, também vale passar um pincelzinho na cola ainda na imagem, antes de colocar na cartolina. Dá certo!! 
  4. Quando você tem pouco tempo, é muito difícil fazer um cartaz que fique bom, né? Por isso que nessas horas a gente aposta nas cores. Dão muita vida pro trabalho, e quando bem aplicadas deixam o trabalho de babar. Fazer sombreados nas figuras também ajuda muitooo... Dá a impressão de que você passou horas e horas naquilo. 
  5. Se você tem pouco tema para fazer o trabalho, corte a cartolina ao meio. É isso aí! Eu acho que fica muito mais bonito uma cartolina pequena bem cheia de coisas coloridas e tal do que uma grande bem vazia. 
  6. Use adereços como glitter e adesivos com moderação. Encher o cartaz de glitter não fica muito bonito, não... Sinceramente, acho que um cartaz bem BRILHOSO fica parecendo um carro alegórico de escola de samba. Mas acho que é sempre bom tem uma bisnaguinha de glitter 3D branco* (imagem no final), porque em certas imagens em que você aplica por cima fica lindo. Se der uma passadinha com os dedos em cima então, melhor ainda. Acho melhor o glitter 3D, porque ele não escorre para os lados nem é uma fábula para secar. E quanto aos adesivos, acho que eles são geralmente muito poluídos e brilhantes, e não acho uma boa pedida. Fica melhor se você fizer os desenhos pequenininhos. Muito mais fofo. Adesivos empobrecem o trabalho, os com borda dourada mais ainda. Não recomendado!
Para maquetes:
  1. Acho que uma boa base para maquete é papelão. Sabe, peça para sua mãe guardar coisas como caixa de docinhos, caixa de camisas etc. Eu acho bem melhor que o isopor, porque não fica soltando aqueles pedacinhos e porque é muito mais compacto e fácil de carregar. 
  2. Na hora de fazer prédios, não pinte, encape!! É bem mais simples, fica lindo e gasta muito menos tempo. Tire as medidas da caixinha, pinte com lápis de cor e depois encape e cole com cola ou durex. Muito melhor do que ficar naquele contorcionismo para pintar sem borrar, para passar segunda mão, para não meter a mão sem querer na pintura fresca... Bem melhor.
  3. Na hora de fazer o chão, você pode fazer uma escolha dentre duas opções: ou você pinta direto a base ou você pinta (de lápis de cor ou tinta) uma folha normal de cola por cima da base. Eu acho que pintar a folha é melhor, porque pode ser de lápis, seca mil vezes mais rápido e não faz sujeira. Além de você poder fazer mais detalhes. Mas fica a seu critério. 
  4. Seja esperta e não faça árvores, faça arbustos. Pegue uma tira maiorzinha de papel higiênico, enrole mais ou menos, segure com os dedos e pinte com tudo, sem medo de sujar seus dedos completamente, que é o que acontece. Certifique-se de que você não esteja de unhas feitas nessa hora, porque vai estragar tudo (experiência própria). Deixe secar só por uns minutinhos e cole. Para ficar bem bonitinho, peque um pincelzinho de ponta fina, ou um palito de dente, ou um lápis que não é usado e mergulhe em tintas de cores bonitinhas e vá fazendo bolinhas nos arbustos. Fica muito fofo. E acabe com esse preconceito e faça flores amarelas - amarelo é uma cor que dá a maior vida!!
  5. As tintas também são parte importante desse processo. Eu uso nos meus trabalhos tinta para tecido, porque tem muitas opções de cores (milhares, aliás) e são baratinhas e de fácil manejo. Cuidado!! Se for usar esse tipo de tinta, cuidado com o forro das cadeiras da sua mãe e use uma camisa velha e cumprida para tampar o short também. Muita cautela é necessária nesse tipo de tinta! Kkkk!
Para trabalhos impressos:
  1. Use uma fonte bonita e que não seja muito enfeitada. Gosto de usar Arial, Calibri, Times New Roman, Andalus e Centaur para o texto e essas e mais Segoe Print (essa no negrito), Bradley Hand ITC (no negrito também) e Edwardian Script ITC (negrito ou não, a seu critério) no título, mas essa última é para quem gosta mesmo. Ajuda também fazer o texto preto, sempre, e o título de uma cor não tão chamativa. 
  2.  Dependendo da fonte, o tamanho do meu texto fica entre 14 e 16. Eu acho. É porque na minha opinião tamanhos como 18, 20 para cima fica meio estranho, as letras ficam enormes e não fica bonito.
  3. Não esqueça de maneira alguma de NÃO COMETER ERROS DE PORTUGUÊS!!! Nada me irrita mais do que ler um texto contendo palavras com grafia errada, erros de concordâncias e de pontuação. E se irrita a mim, imagine a um professor. Ele vai fazer você engolir o trabalho. Não vai não, mas os professores veem na hora quem fez com cuidado e quem não. Fique de olho!!
  4. Não se esqueça de colocar algumas imagens também sobre o tema para deixar o trabalho legal. Outra coisa também muito esquecida é de escrever o nome do autor do trabalho. Não pode, gente. Tomem cuidado e cuidem do trabalho com carinho.
  5. Sempre, repetindo, SEMPRE vá salvando o seu trabalho a medida que você vai progredindo! Nunca se sabe se o seu computador vai dar a louca e desligar sozinho, como já aconteceu comigo, ou uma pane de energia e o seu trabalho quase pronto se perder. Se for o caso do trabalho ser de grande importância, não custa nada fazer uma cópia de segurança num pendrive. Outra coisa: sempre imprima os seus trabalhos quanto antes possível - já passei aperto porque deixei para imprimir trabalhos minutos antes de ir para a escola e a impressora não funcionar. Não deixem para a últma hora. Todo cuidado é pouco. 
Imagem do glitter branco, para quem quiser comprar:
Bom, gente, espero que vocês tenham gostado das dicas e que vocês aproveitem muito. Tô aqui torcendo pelo trabalho de vocês!! Capricho, hein?


Frase do Post: Eu ouço a sua voz e o resto fica mudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Aqui no Caçadoras de Palavras você é livre para comentar; basta seguir algumas regrinhas:

1- Por favor, esse é um Blog da paz - se você xingar nos comentários, ele será excluído. Se você quiser descer a crítica no Blog, mande um e-mail para cacadorasdepalavras@gmail.com.

2- Fiquem livres para sugerirem temas para Posts, para escrever curiosidades etc. Mas se você quiser que o seu site seja publicado aqui, mande o endereço dele para o nosso e-mail, ali em cima.

3- Não vale debochar de outro comentário - ninguém gosta disso. Assim como se você xingar, o seu comentário será excluído.

4- Você pode perguntar nos comentários - mas a gente prefere que você mande a sua dúvida pro nosso e-mail. Mas fica a seu critério! Responder por e-mail é bem mais fácil e discreto.

Bom, é isso. Faça bom proveito do nosso Blog!!